Sinhá Hospital Materno Infantil

Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita com comemoração especial

Notícias Gerais

Festa reunirá 50 crianças que nasceram com malformação no coração e foram tratados e operados no Sinhá Junqueira Hospital Materno Infantil

12/06/2019

 

      No Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, 12 de junho, o Sinhá Hospital Materno Infantil realizará uma celebração especial com 50 crianças que nasceram com malformação no coração e foram tratadas e operadas no Hospital, que é referência em cirurgia cardíaca infantil. A comemoração ocorrerá das 11h às 14h no Espaço Carambola, em Ribeiração Preto.

      "O Hospital já realizou mais de 600 cirurgias cardíacas infantis desde 2005 e todos os anos atende mais de 400 casos de cardiopatia congênita em recém-nascidos e crianças. Neste ano, quisemos celebrar esse dia de conscientização, mais uma vez ao lado de nossos pacientes e seus familiares, porém resolvemos fazer uma festa para comemorar", afirma o diretor técnico Marcelo Vianna Vettore.

      A cardiopatia congênita é uma malformação no coração que acomete cerca de 29 mil bebês brasileiros todos os anos e que requer, em grande parte dos casos, por cirurgias, muitas delas urgentes. De acordo com dados da American Heart Association, pode afetar 1 em cada 100 crianças, sendo a alteração congênita mais comum.

      "O Dia da Conscientização é muito importante porque nos ajuda a divulgar melhor o que é a cardiopatia congênita e a importância do dia diagnóstico precoce", explica Ricardo Sgarbieri, cirurgião responsável por este serviço no Sinhá Hospital Materno Infantil. Segundo o médico, algumas cardiopatias podem ser diagnosticadas ainda intraútero, por meio da ecocardiografia fetal, enquanto outras podem se manifestar logo após o nascimento e precisar de tratamento e até de uma cirurgia nos primeiros dias de vida. Outras ainda têm manifestações mais discretas e acabam sendo diagnosticadas apenas mais tarde.

      No Hospital, todos os tipos de cardiopatias já foram tratados com sucesso, incluindo as mais complexas e raras. "Graças a um trabalho de equipe, que inclui profissionais de diversas àreas como cardiologia pediátrica, ecocardiografia, anestesia, fisioterapia, psicologia e cuidados de UTI, temos tido excelentes resultados na correção destas cardiopatias, inclusive em crianças no período neonatal (primeiras semanas de vida)", comenta Sgarbieri.

      Por ser referência no Estado de São Paulo em cirurgia cardíaca infantil, o Sinhá Hospital Materno Infantil é um dos organizadores da Jornada Internacional de Cardiologia Pediátrica de Ribeirão Preto. Neste ano, o evento, que está em sua 17ª edição, será realizado de 13 a 15 de junho, no Hotel JP. Iñformações sobre programação e inscrições estão disponíveis pelo site www.jornadacardiopedrp.com.br .

      PROJETO CORAÇÃO ABERTO - Preocupado com seu papel social na comunidade de Ribeirão Preto e interior do estado de São Paulo, o Sinhá oferece tratamento a crianças cardiopatas que estão aguardando atendimento pelo SUS (Serviço Único de Saúde) por meio do "Coração Aberto", um projeto filantrópico, parceria entre a Fundação Waldemar Barnsley Pessoa e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

     SINHÁ JUNQUEIRA HOSPITAL MATERNO INFANTIL - Referência em UTI Neonatal em todo o Brasil, o Hospital atende pacientes da macrorregião de Ribeirão Preto, composta por 37 municípios, e também de outros estados, principalmente Goiás e Mato Grosso. A instituição conta com 20 leitos para recém-nascidos e setor de isolamento para casos indicados, além de equipamentos mordernos, seguindo as tendências tecnológicas mais utilizadas nos melhores hospitais. O Hospital também oferece tratamentos complexos, incluindo cirurgias cardíacas, neurológicas e gerais pediátricas de grande porte e procedimentos como diálise peritonela, atendendo os casos médicos terciários mais complicados.

 

 

Voltar

Galeria de Imagens