08 dicas de autocuidado depois do parto

Agora que seu bebê chegou, você poderá notar alterações em seu corpo e ter dúvidas sobre como cuidar de si mesma. Este artigo traz informações que, se seguidas corretamente, podem fazer com que você se sinta melhor consigo, aproveitando mais esse momento especial com seu bebê. 

Exaustão 

Dar à luz é fisicamente exaustivo. Mesmo se estiver em boa forma, você precisará descansar depois de ter seu bebê. Às vezes, pode levar de quatro a oito semanas para se sentir como você novamente. 

O parto é um momento emocionante para você e sua família, mas tente limitar os visitantes e telefonemas uma semana ou duas depois de ter seu bebê. Isso lhe dará tempo para descansar e aprender a como cuidar de você e do seu novo bebê. 

Cólicas 

Depois que seu bebê nascer, seu útero irá diminuir consideravelmente de volume, perdendo 1 kg no pós parto imediato até chegar a pesar 100g ao final de 30 dias, ocupando somente a cavidade pélvica. Isso ocorre devido à ação de um hormônio chamado ocitocina, que é responsável pela ejeção do leite e contração do útero ao mesmo tempo (a natureza é sábia!). 

Sangramento 

Após o parto, você pode ter sangramento vaginal, chamado de loquiação. Esta descarga consiste em sangue e revestimento do seu útero. Geralmente, muda de cor ao longo de várias semanas, passando de vermelho vivo para rosa e depois para branco, assim como reduz de volume gradativamente.

Fique alerta! É importante consultar um médico se você tiver uma das seguintes situações: 

● Se você apresentar sangramento com aumento de volume; 

● Corrimento ou sangramento de odor fétido ou queda do estado geral

Cuidados Perineais 

Outra informação importante é que, se houver, seus pontos não precisam ser removidos e serão dissolvidos em cerca de três semanas. Demorando cerca de duas a quatro semanas para a sua pele cicatrizar completamente. Seu médico, certamente, irá prescrever analgésicos como paracetamol, ibuprofeno ou outros. 

Prisão de ventre 

Você pode estar constipada nas primeiras semanas após o parto. Para aliviar esta constipação: 

● Beba 8 a 10 copos de água por dia 

● Coma alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes crus, sucos de frutas, figos, tâmaras, ameixas, pães integrais e farelo de cereais 

Hemorroidas 

Você pode ter hemorroidas no final da gravidez ou após o parto, porém, elas melhoram e desaparecem com o tempo. Caso o incômodo seja muito, você pode tentar algumas das seguintes opções: 

● Evite esforço durante a evacuação; 

● Limite a quantidade de tempo que você está sentado no vaso sanitário; 

● Banhos de assento; 

Mudanças de humor 

Não é incomum experimentar variações de humor durante os primeiros dias ou semanas após o parto. Elas podem acontecer de repente em torno do terceiro ou quarto dia após o parto e podem incluir os seguintes sintomas: 

● Sentimentos de decepção; 

● Chorando sem motivo; 

● Dificuldade de concentração; 

● Irritabilidade; 

● Impaciência; 

● Ansiedade; 

● Inquietação; 

É comum que esses sentimentos desapareçam logo após o início e geralmente sem tratamento. 

Porém, eles também ser indícios de depressão pós-parto. Por isso, se esses sentimentos não passarem em alguns dias, fale com seu médico e sua família. 

Ficar saudável 

Para se manter saudável após o parto, certifique-se de comer alimentos nutritivos, como pães, verduras e frutas, carnes magras e peixes. Se você está com fome entre as refeições, aposte em frutas ou produtos lácteos com baixo teor de gordura. 

Se for aconselhável, continue tomando vitaminas pré-natais. E, se você está amamentando, seu corpo precisa de líquido para produzir leite, então fique hidratada bebendo água sempre que estiver com sede. 

Por fim, cuidar de si mesmo vai ajudá-la a se sentir bem com você, para que você possa aproveitar esse momento especial com seu bebê. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookTwitterLinkedIn