Dor nas costas durante a gravidez: como prevenir?

Se estiver com dores nas costas não se preocupe, elas são mais comuns do que você pensa e podem acontecer com qualquer mulher durante a gravidez. A alteração hormonal produzida durante a gravidez faz com que os ligamentos e articulações fiquem mais frouxos e, portanto, mais frágeis. Isso acontece, pois seu corpo está se preparando para o grande momento do parto, e por outro lado suas costas precisam fazer um esforço maior. 

Para lidar com essa que é uma das queixas mais frequentes entre as mulheres grávidas, preparamos um artigo explicando como prevenir ou aliviar essas dores que atingem cerca de 50% das mulheres na gravidez. Confira! 

O que causa dor nas costas durante a gravidez? 

Alterações hormonais 

Durante a gravidez, o corpo de uma mulher produz mais do hormônio e afeta o sistema musculoesquelético pelo relaxamento dos ligamentos da pelve. A relaxina também pode afetar os ligamentos que sustentam as articulações da parte inferior das costas, quadris, joelhos e tornozelos. 

Uns quilinhos a mais 

Durante uma gravidez saudável, uma mulher ganha em média de 11 a 12 kg. A coluna suporta esse peso extra. Um bebê em crescimento também acrescenta pressão na parte inferior das costas, no sacro, na pélvis e nas pernas, além dos nervos e do suprimento de sangue nessas regiões. O peso adicional pode esticar os músculos da parte inferior das costas, nádegas, coxas e abdômen e causar dor. 

Mudanças na postura 

O ganho de peso frontal causado pela gravidez pode inclinar o centro de gravidade da mulher para frente. Isso pode aumentar a curva na parte inferior das costas e fazer com que a mulher ande de maneira diferente (por exemplo, postura e marcha alargadas). O peso extra também pode fazer com que os arcos dos pés mudem. 

E como evitar as dores nas costas durante a gravidez? 

Cuide bem de seus pés 

Tente não usar sapatos com pouca sustentação de arco, como saltos ou sapatilhas. Algumas mulheres usam meias de compressão para diminuir o desenvolvimento de varizes e inchaços nas pernas.

Dê olho na postura 

Os músculos das costas estão sob pressão durante a gravidez, por isso não acrescente mais quando estiver sentado. Se precisar sentar-se por períodos prolongados, use um travesseiro para apoiar a curva inferior das costas e descanse os pés em um descanso para os pés. 

Se você ficar sentada por muito tempo, descanse um pé em um banquinho. Se você dorme de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos para remover o estresse da região lombar. 

Levantando objetos 

Peça ajuda para levantar um objeto. Se você precisar levantar um item pesado, não dobre para frente a partir da cintura. Em vez disso, aproxime-se do objeto, dobre os joelhos e permaneça na posição de agachamento para manter as costas retas. 

Exercícios 

Sempre verifique antes com seu médico, mas muitos exercícios são seguros para realizar durante a gravidez e são indicados para reduzir problemas de postura e dores nas costas, como o pilates.

Massagem 

Massagens pré-natais podem ajudar a aliviar o desconforto associado com os músculos das costas tensas. 

Quiropraxia 

Quando realizado por um profissional licenciado, o tratamento quiroprático pode ser uma terapia segura e eficaz para aliviar a dor nas costas. 

Calor e/ou compressas frias 

A aplicação de calor ou gelo é uma terapia simples, mas pode aliviar bastante a dor. Certifique-se de não aplicar calor ou gelo no abdômen. 

Redução de estresse 

Estresse emocional pode aumentar a tensão muscular nas costas. Se você está estressado, considere conversar com um amigo ou conselheiro, ou tentar meditação ou uma aula de redução do estresse. 

Sem dor, só amor. 

Há muitas mudanças ocorrendo no corpo da mulher durante a gravidez, mas existem maneiras seguras de aliviar o desconforto e evitar a dor, para que você possa se concentrar em celebrar e dar muito amor ao seu bebê que está por vir. 

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