UTIs

A UTI Neonatal e Pediátrica disponibiliza toda a tecnologia de suporte e monitorização para atender e amparar bebês de extrema prematuridade ou crianças em situações que necessitem de cuidados intensivos, muitas delas encaminhadas por hospitais da região e até de outros estados. Além disso, conta com uma equipe médica altamente especializada, reunindo exclusivamente profissionais graduados com o título de especialista em terapia intensiva. Apoio dos serviços de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. O atendimento humanizado é o diferencial desta unidade, que acolhe e orienta as famílias, oferecendo serviço psicológico, reuniões semanais com a equipe médica e familiares para troca de experiência e redução da ansiedade, Projeto mamãe e papai canguru e sala de ordenha para preservar o leite materno, enquanto os bebês não conseguem mamar no peito.

Infraestrutura UTIs

UTI Neonatal

UTI Pediátrica

Serviço de psicologia

Um nascimento prematuro e o processo de hospitalização em UTI Neonatal provocam o sofrimento psíquico e intensas emoções aos pais e aos membros da equipe, sendo imprescindível o trabalho do psicólogo, a fim de suscitar reflexões acerca deste processo e das questões inerentes a este, além do potencial para propiciar a diminuição dos níveis de ansiedade, angústia e favorecer o desenvolvimento da maternidade e da paternidade, dadas as intensas peculiaridades vividas por estes pais neste período, e preconizando o cuidado humanizado. O esclarecimento de dúvidas frente à rotina da instituição, possíveis procedimentos a serem vivenciados, questões que emergem da tríade família-equipe-paciente, também são explorados. 

Serviço de fonoaudiologia

A atuação fonoaudiológica em UTI é ampla e visa, principalmente diagnosticar e gerenciar o tratamento da disfagia (dificuldade de deglutição), que é um grande fator de risco para complicações pulmonares entre outras comorbidades. Assim, o fonoaudiólogo atua na prevenção da aspiração de alimentos e saliva, auxilia a estabelecer a alimentação via oral mais precocemente e reduzir a indicação de vias alternativas de alimentação, especialmente para paciente que foram submetidos a ventilação mecânica, intubação ou traqueostomia. Para os recém-nascido e neonatos, os profissionais desta área ajudam as mães a preservarem o leite e a introduzir a mamada no peito na alimentação dos bebês, “ensinando-os” a sugarem assim que foram liberados pela equipe médica.

Serviço de fisioterapia

A fisioterapia na UTI neonatal, é essencial para que os bebes passem por um processo de recuperação mais rápido e eficaz. Os objetivos principais são prevenir e tratar patologias respiratórias causadas pela prematuridade e ou hospitalização, realizar a manutenção ou normalização e estabilização dos padrões motores do recém-nascido como tônus e trofismo muscular e estimular e acompanhar o Desenvolvimento neuro-psico-motor. Consequentemente ajudando na redução do tempo de internação, diminuindo o risco de sequelas.

Serviço de nutrição

O Sinhá conta com nutricionistas especializados no atendimento hospitalar para elaborar cardápios adequados à dieta prescrita pela equipe médica e também para os acompanhantes, bem como supervisionar o preparo de todas as refeições. Também atuam na terapia nutricional em UTI neonatal que faz a diferença no tratamento dos bebês.

Reuniões de pais das crianças internadas

Mamãe e papai canguru (vovós)